O mercado global de Contêineres de Navegação deverá apresentou alto crescimento durante o período de previsão, devido ao aumento da economia global, levando ao aumento do comércio, por sua vez, impulsionando a demanda por contêineres. O volume de comércio mundial aumentou em 2017 e 2018 sendo que o PIB global registrou um aumento de 3,8% em 2017. Embora a pandemia no final de 2019 e agora em 2020 tenha frustado altos crescimentos previstos, o crescimento dos 3 últimos anos aconteceu devido a fatores, como o crescimento do comércio marítimo e a tendência crescente de conteinerização de mercadorias, um forte a demanda por contêineres marítimos é antecipada no período de previsão. A partir de 2016, a participação das mercadorias em contêineres no frete total, em bilhões de toneladas milhas, era de 15,7%.
Além disso, existe um grande potencial para contêineres marítimos na indústria de frete ferroviário. No entanto, os fatores, como medidas protecionistas de algumas nações e altas taxas de frete no transporte de mercadorias em contêineres, devem conter o crescimento em alguma medida. Além disso, as regulamentações ambientais sobre o uso de revestimentos à base de água também podem gerar alguns custos extras.
Espera-se que o crescimento do comércio marítimo impulsione o mercado de contêineres. O transporte marítimo de mercadorias em contêineres é responsável por quase 60% do comércio marítimo total no mundo (em termos de valor), e isso representa o alto uso de contentores no transporte marítimo de mercadorias. Assim, o crescimento do comércio marítimo é um dos fatores significativos que impulsionam o mercado de contêineres marítimos.
Além disso, o número crescente de navios porta-contêineres, e sua capacidade, também impulsiona a demanda por novos contêineres. A frota global de navios de maior porte (ou seja, mais de 8.000 TEUs) cresceu substanciais 4%, em termos de capacidade de TEU. Além disso, a capacidade da frota global de contêineres cresceu 1%, enquanto a demanda cresceu 5%, o que foi quase o dobro de 2016.
Contêineres refrigerados
O comércio marítimo, por meio de reefers, registrou aumento de 5% em 2017, em relação ao ano anterior, com um total de 124 milhões de toneladas transportadas. No entanto, a taxa média de crescimento ao ano, nos últimos dez anos, é de 3,6%. A taxa de crescimento do tráfego reefer em 2017 e 2018 está estimada em cerca de 8%. O crescimento no tráfego reefer é mais rápido do que no comércio geral de contêineres, e essa tendência deve permanecer forte durante o período de previsão. A demanda por bens perecíveis está crescendo em todo o mundo, com o aumento da população de classe média e dos níveis de renda. Essa demanda, juntamente com o crescimento do comércio de contêineres, está impulsionando o crescimento do mercado de contêineres refrigerados.
Além disso, o deslocamento da carga com temperatura controlada, de navios especializados para contêineres reefer, oferece flexibilidade de transbordo, sem carga e descarga durante o transporte multimodal. Isso também deve impulsionar o mercado de contêineres refrigerados no período de previsão. O setor especializado tem uma participação de 20% no total do comércio refrigerado por via marítima. No entanto, essa participação deverá cair para 14% até 2022, devido à mudança para a modalidade de contêiner.
China – Líder de Mercado
A China domina a produção global de contêineres, bem como o comércio de contêineres. A produção total de contentores metálicos na China foi de 103,48 milhões de metros cúbicos, já em 2017. A produção de 2018 (entre janeiro e abril) atingiu 36,354 milhões de metros cúbicos, crescendo 25%. A China é responsável por mais de 90% da fabricação mundial de contêineres, com a vantagem do baixo custo de mão de obra.
O país lidera o comércio de contêineres como exportador líquido, seguido pelos Estados Unidos. Além disso, a China é líder mundial em movimentação de contêineres nos portos marítimos. O porto de Xangai é o maior porto de contêineres do mundo, com sua movimentação crescendo 8,4% em 2017, atingindo 40 milhões de TEUs. Como maior exportador, o país desempenha um papel importante no comércio entre a Ásia e outros países. A maioria dos TEUs enviados tem como destino o leste, da Ásia para a América do Norte (entre as quatro rotas de comércio de contêineres).
Principais novidades do mercado global de contêineres de remessa dos últimos 5 anos
Outubro de 2017: Uma joint venture da Shenzhen ZhongHong Equipment Technology foi formada pela China International Marine Containers (CIMC), ASTO Telematics e HongYi Hi-Tech que deverá trabalhar no fornecimento de componentes de contêineres inteligentes.
Em Março de 2018: Carrier Transicold e Singamas Container Holdings Ltd lançaram PrimeLINE ONE, com uma iniciativa conjunta, um novo contêiner de transporte refrigerado. O contêiner PrimeLINE ONE oferece os benefícios da montagem no local, com uma alternativa à abordagem tradicional de aparafusar um sistema de refrigeração completo na extremidade frontal de um contêiner de transporte isolado.
Em Março de 2018: Um acordo foi firmado entre a CIMC Container e a Siasun Robot & Automation Co. Ltd (Siasun), para cooperar na área de manufatura inteligente. Após a finalização do acordo, o “Plano Flying Dragon” da CIMC Container deverá ter suas linhas de produção renovadas e atualizadas.
Principais participantes no mercado global de contêineres de transporte
TLS Offshore Containers International Pvt Ltd, China International Marine Containers (Group) Ltd (CIMC), Maersk Container Industry AS, W&K Containers Inc., Singamas Container Holdings Limited, YMC Container Solutions, Sea Box Inc., Dong Fang International Container (Hong Kong) Co. Ltd / Oriental International, CXIC (Changzhou Xinhuachang International Containers Co. Ltd) Grupo de Containers Company Limited, Storstac Inc. e outros.
Fonte: https://www.industryresearch.co/